Home » Tecnologia » Inspirados nos origamis, cientistas desenvolvem robô “transformer”

Inspirados nos origamis, cientistas desenvolvem robô “transformer”

Cientistas do MIT e da Universidade de Harvard desenvolveram um robô inspirado nos origamis japoneses, as dobraduras feitas de papel. Em cerca de quatro minutos, as estruturas planas conseguem se montar e sair andando, algo um pouco parecido com os “Transformers”. As pequenas máquinas são capazes de se dobrar e desdobrar em diferentes formas e podem ser usadas em missões espaciais, resgates em áreas de difícil acesso ou até na indústria, em linhas de montagem.

O material para elaboração dos dispositivos custa US$ 100, um valor considerado barato na área. Os robôs são construídos a partir de cinco camadas cortadas por um laser. No meio fica uma camada de cobre, recheada de condutores elétricos. Na parte de fora, um polímero com memória consegue se dobrar quando aquecido.  No meio ficam motores e microprocessadores, responsáveis por esquentar o material.

Depois de quatro minutos, o plástico endurece e os processadores dão o sinal para o robô começar a caminhar. A energia consumida para a atividade é equivalente a uma pilha alcalina AA.

Ainda não há qualquer previsão para o uso comercial dos robôs origami, mas já são cogitadas algumas utilizações, como resgates em locais inacessíveis e o envio deles ao espaço, por conta de sua leveza e baixo custo de produção. A pesquisa foi financiada pelo Whyss Institute de Harvard, pela Força Aérea Americana e pela National Science Foundation.

Confira abaixo os robôs em ação:

 

 

fonte:  http://olhardigital.uol.com.br/noticia/43489/43489

About Tiago R.S. Works T.I.

Meu nome é Tiago Frutuoso e sou Sócio e Proprietário da R.S. Works – Soluções em T.I., que é uma empresa que está no ramo desde 2009. A R.S. Works T.I. tem certeza que a parceria entre o fornecedor e o cliente é a chave para o sucesso de qualquer projeto e é por isso que na oportunidade de oferecer seus serviços a R.S. Works T.I. foca nos itens necessários para o fortalecimento da parceria, tais como: Prazo, preço, qualidade, ética, transparência.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com