Home » Computador » Confira dicas para preparar o seu PC para uma atualização do Windows

Confira dicas para preparar o seu PC para uma atualização do Windows

A Microsoft traz atualizações para o Windows 10 com frequência e uma delas sempre bate a porta do nosso PC quando menos esperamos.

E o Olhar Digital separou algumas dicas essenciais para você estar pronto quando estes updates ficarem disponíveis e, assim, evitar dores de cabeça que podem vir por problemas relacionados a ela.

Backup dos arquivos na nuvem

As atualizações a partir do Windows 8 mudaram a sua forma de funcionamento, mas ainda assim é sempre bom estar prevenido para não perder nenhum arquivo importante. O Google Drive e o OneDrive podem ser soluções rápidas para fazer o upload de seus arquivos, além de ter suporte em outras plataformas como o Android e o iOS para que você acesse os seus arquivos de qualquer lugar.

Backup dos drivers

O Windows 10 inovou ao trazer o PowerShell, uma ferramenta poderosa para a automação de tarefas e a execução de scripts no sistema. Graças a ela, nós podemos fazer o backup de drivers do sistema sem recorrer a programas de terceiros. Confira o passo a passo:

  1. Crie uma pasta no C: chamada “Drivers”;
  2. Clique no menu Iniciar e procure por “PowerShell”;
  3. Clique com botão direito nele, e então em “Executar como administrador”;
  4. Cole no PowerShell o seguinte comando: dism /online /export-driver /destination:”F:\Drivers Backup”.

    Reprodução

Quando o processo finalizar, basta copiar a pasta Drivers criada anteriormente em algum lugar seguro. Assim eles ficarão prontos para serem instalados como um driver convencional através do gerenciador de dispositivos.

Associar a conta da Microsoft a sua licença

Se você comprou uma máquina que já veio com o Windows 8 ou 10 instalado, a sua licença já fica associada diretamente ao seu hardware. Porém, se a licença foi adquirida em uma loja ou através da internet, ao formatar o seu computador ou fazer uma instalação limpa, será necessário fazer a ativação do Windows.

Para contornar esta situação, o Windows possui um recurso para atrelar a sua conta Microsoft à chave do sistema operacional. Veja como prosseguir:

  1. Clique no menu iniciar, e vá em “Configurações”;
  2. Entre em “Atualização e segurança”;
  3. Na guia “Ativação”, você encontrará a opção “Adicionar uma conta Microsoft”.

    Reprodução

Pronto, com a conta da Microsoft vinculada a sua chave, assim que você configurá-la em sua máquina o Windows 10 estará ativado.

Alterar o horário de instalação das atualizações

Enquanto usamos o computador, o Windows 10 faz automaticamente o download de suas atualizações. No entanto, para que algumas delas sejam instaladas, é necessário reiniciar a máquina, o que pode acontecer de forma forçada enquanto estamos utilizando o computador.

Reprodução

Para alterar a hora em que o Windows realizará a instalação das atualizações, basta seguir o tutorial do Olhar Digital neste link para alterar o “horário ativo” do computador.

Desinstalar programas que alteram menus ou temas

Quando o Windows recebe alguma atualização grande, por mudar diversas partes do sistema, é bem comum que programas para alterar o Menu Iniciar ou temas deixem de funcionar.

Nesse caso, recomendamos que você os remova antes de fazer a atualização do Windows, e os instale novamente quando eles tiverem uma nova versão compatível.

Ponto de restauração

Ao utilizarmos o Windows, ele cria pontos de restauração automáticos para que, em caso de problemas, nós possamos recorrer a eles e fazer a máquina voltar a funcionar exatamente como naquele dia.

Reprodução

Entretanto, devido a alguns problemas de utilização, ou até mesmo por opção do usuário, esta função pode estar desabilitada. Confira o tutorial do Olhar Digital neste link para saber como criar e utilizar um ponto de restauração no Windows 10.

 

 

 

 

 

fonte: https://olhardigital.com.br/dicas_e_tutoriais/noticia/confira-dicas-para-preparar-o-seu-pc-para-uma-atualizacao-do-windows/74956

Sobre Tiago R.S. Works T.I.

Tiago R.S. Works T.I.
Meu nome é Tiago Frutuoso e sou Sócio e Proprietário da R.S. Works – Soluções em T.I., que é uma empresa que está no ramo desde 2009. A R.S. Works T.I. tem certeza que a parceria entre o fornecedor e o cliente é a chave para o sucesso de qualquer projeto e é por isso que na oportunidade de oferecer seus serviços a R.S. Works T.I. foca nos itens necessários para o fortalecimento da parceria, tais como: Prazo, preço, qualidade, ética, transparência.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE