Home » Curiosidade » Competição coloca desenvolvedores para criar games de menos de 13 KB

Competição coloca desenvolvedores para criar games de menos de 13 KB

Com a evolução da tecnologia, está mais fácil do que nunca criar um jogo. O mesmo avanço da tecnologia, no entanto, tornou extremamente fácil criar games que ocupem espaço em excesso em celulares ou PCs. Se 13 KB era espaço suficiente para games na era do Atari, hoje até mesmo arquivos de texto puro superam esse tamanho com facilidade. Você consegue imaginar um jogo que respeite esse limite de 13 KB?

É essa a missão dos desenvolvedores que participam da competição Js13kGames, que deverão exercitar a criatividade e a conservação máxima de recursos ao programar um game em JavaScript, respeitando o limite de que o resultado final não pode superar os 13 KB.

Para alcançar essa meta, é necessário criar soluções que fujam das ferramentas convencionais. Como aponta o The Next Web, a biblioteca Phaser, por exemplo, ocupa por si só mais do que 800 KB com compressão máxima. Assim, a própria competição oferece alternativas de ferramentas que façam o grosso do trabalho ocupando o mínimo de espaço possível, como o microframework Ox 2D, que ocupa apenas 3,8 KB, dando aos desenvolvedores 9 KB para desenvolver o resto do game. Outra opção é o Mibbu, de apenas 2,29 KB.

Os programadores também precisam criar alternativas para que recursos do jogo não estourem o limite, o que muitas vezes significa criar um sistema de geração procedural, o que significa que um algoritmo passa a ser responsável por gerar cenários, personagens e outros aspectos do jogo. O formato poupa muito espaço, mas também acaba consumindo bastante tempo.

A essa altura, você provavelmente está imaginando como é um jogo de apenas 13 KB nos dias de hoje. E, surpreendentemente, os games são bastante completos, ainda que bastante simples. Você pode conferir os projetos premiados nos anos passados no site oficial da competição. Uma recomendação é o GlitchBuster, um jogo de plataforma básico, mas muito charmoso.

 

 

 

 

 

fonte: https://olhardigital.com.br/games-e-consoles/noticia/competicao-coloca-desenvolvedores-para-criar-games-de-menos-de-13-kb/70091

Sobre R.S. Works T.I. Administrador

R.S. Works T.I. Administrador
A R.S. Works – Soluções em T.I. É empresa que está no ramo desde 2009. Estamos com uma área grande em Tecnologia. A R.S. Works T.I. tem certeza que a parceria entre o fornecedor e o cliente é a chave para o sucesso de qualquer projeto e é por isso que na oportunidade de oferecer seus serviços a R.S. Works T.I. foca nos itens necessários para o fortalecimento da parceria, tais como: Prazo, preço, qualidade, ética, transparência.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE