Home » Android » Como manter seu Android atualizado mesmo após o abandono da fabricante

Como manter seu Android atualizado mesmo após o abandono da fabricante

Uma coisa que não é legal, mas acontece com frequência, é comprar um celular e ele deixar de ser atualizado pela fabricante. É um problema comum no Android, especialmente nos celulares mais baratos, que muitas nunca recebem nenhuma atualização do sistema.

Nestes casos a solução para este problema envolve o uso de Custom ROMs, que funcionam como a instalação de um novo sistema no celular. São softwares desenvolvidos pela comunidade de desenvolvedores e entusiastas do Android, que muitas vezes conseguem trazer versões novas do sistema a aparelhos que foram abandonados há anos.

Entretanto, antes de decidir usar uma Custom ROM, é preciso explicar antes o que elas são e quais são seus prós, contras e riscos. Confira a seguir como atualizar um aparelho com Android, mesmo que ele não tenha mais atualizações oficiais.

Entendendo as Custom Roms

A primeira coisa a se saber sobre uma Custom Rom, é que elas são desenvolvidas por programadores de terceiros, ou seja, elas não têm o envolvimento da fabricante. Ainda assim, em alguns casos, elas reaproveitam parte do código original do aparelho.

Existem alguns grupos especializados nesses sistemas alternativos, que criam versões deles para diferentes tipos de aparelho, como o Ressurrection Remix, Lineage OS, AOSP e outros. Fazendo o uso destas versões, até mesmo celulares que foram lançados em 2014 podem obter uma versão recente do Android, como o Nougat ou o Oreo.

Riscos e vantagens envolvidos no processo

Por se tratar de um procedimento não oficial, e que até mesmo viola a garantia do aparelho, existem alguns riscos. No pior dos casos, por exemplo, se os passos instruídos pelo desenvolvedor não forem seguidos à risca, o celular pode não voltar a ligar e o processo talvez seja irreversível.

Como dito anteriormente, existem muitos benefícios. Geralmente por conterem um Android mais puro, além de atualizar o celular, as Custom Roms melhoram o desempenho do aparelho e podem adicionar novas funcionalidades a eles.

Em contrapartida, existem versões não estáveis que apresentam bugs, como itens do celular não que não funcionam corretamente. Geralmente, eles são recursos do sistema como GPS, lanterna etc.

Onde encontrar as Custom Roms e instruções para instalá-las

O principal lugar para saber se um aparelho possui uma Custom Rom fica no fórum do XDA-Developers. Ao entrar nele, basta usar a barra superior para encontrar o modelo de seu aparelho e entrar na parte das Roms.

Antes de começar a ler sobre uma delas, certifique-se que o número do modelo que você está visualizando é o do seu celular. Muitas vezes as fabricantes possuem variações dos celulares, e isso é perigoso ao tentar os passos no próprio aparelho.

Se preferir, os grupos que foram mencionados anteriormente possuem sites. Neles, podem ser feitos os downloads e conferir quais os aparelhos suportados.

Um exemplo de instalação de Custom ROM

Para este tutorial o passo-a-passo abaixo foi realizado em um Zenfone 5, o modelo de 2014 e que teve como última atualização o Android 5.1 em 2015. Mas fica o aviso: este processo apesar de similar para outros aparelhos, muda de conforme o fabricante do celular. Portanto, certifique-se sempre que está obtendo os arquivos corretos de acordo com o seu celular.

Destravando o bootloader

Uma proteção que está presente na maioria dos celulares do mercado se refere ao Bootloader. Ela existe para que, por padrão, o aparelho não inicie em outro sistema que não seja o que veio de fábrica. Então, o primeiro passo antes de instalar a Custom Rom é destravá-la. Veja a seguir o processo para o Zenfone 5 (A501CG):

  1. Com as instruções XDA-Developers por este link, atualize o aparelho até a sua última versão oficial;
  2. Agora, no computador, pelo link acima, faça o download da ferramenta que destravará o bootloader e extraia o seu conteúdo para uma pasta. Note que os arquivos baixados já incluem o TWRP, mas ele ainda não será instalado por não ser a versão mais atualizada do programa;
  3. De volta ao celular, será necessário habilitar o “Modo de desenvolvedor”. Para isso, vá até o menu de “Configurações” e entre em “Sobre”. Dentro da opção, acesse “Informações do software” e toque sete vezes no “Número da versão”;

    Reprodução

  4. Volte para a tela de “Configurações” e em “Opções do desenvolvedor”, habilite a “Depuração USB”;

    Reprodução

  5. Desligue o celular e então, ligue-o segurando os botões “Power + Aumentar volume” até o logo da Asus aparecer. Conecte-o a porta USB do computador;
  6. No Windows, entre na pasta em que você extraiu os arquivos baixados e execute o “unlock bootloader(Droidboot). O celular reiniciará várias vezes durante o processo. Ao fim dele, você verá esta imagem.

    Reprodução

Agora que você está com o bootloader destravado, é recomendado que teste as funções principais do aparelho para saber se nenhum recurso dele deixou de funcionar. Como dito anteriormente, os modos de instalação de Custom Roms variam e no tutorial, serão mostradas duas versões do Android para o Zenfone 5 que possuem modos de instalação distintos.

Instalando o Fastboot e o TWRP

Antes de instalar qualquer Custom Rom no celular, é imprescindível instalar a ferramenta TWRP. Ela traz recursos importantes que podem salvar o aparelho em casos de problemas, como por exemplo, um loop infinito na inicialização do celular após uma modificação.

No caso do Zenfone 5, a melhor maneira de instalá-la é com o método “fastboot”, um protocolo que altera o sistema de arquivos do Android. Veja como deixá-lo pronto no computador com este método de instalação para o Windows 10. Siga estes passos:

  1. Faça a instalação do Android SDK pelo Android Studio em seu computador após baixá-lo por este link;
  2. Agora, é preciso ser realizado o download do Fastboot por este link;
  3. No “Windows Explorer”, acesse este caminho: %USERPROFILE%;

    Reprodução

  4. Crie uma pasta chamada “adb-fastboot” e extraia o conteúdo do arquivo baixado do “Fastboot” para ela;

    Reprodução

  5. No menu iniciar, procure pelo item “Exibir configurações avançadas do sistema” e acesse-o;

    Reprodução

  6. Entre na opção “Variáveis de ambiente”;

    Reprodução

  7. Em “Variáveis do sistema”, selecione a opção “Path” e clique em “Editar”;

    Reprodução

  8. Adicione este parâmetro: ;%USERPROFILE%\adb-fastboot\platform-tools;

    Reprodução

  9. Clique em Ok > Ok;
  10. Por fim, faça a instalação dos “Drivers ADB” com este link e reinicie a máquina.

Com o fastboot pronto no computador, é hora de instalar o TWRP no celular. Veja como prosseguir:

  1. Faça o download do arquivo IMG para a pasta onde ficou o executável do “fastboot”. Caso não lembre, este é o caminho: %USERPROFILE%\adb-fastboot\platform-tools;
  2. Com o celular desconectado da porta USB, ligue-o com o “Botão power + aumentar volume” pressionados até aparecer o “logo da Asus”;
  3. Inicie o “Prompt de comando” como administrador pelo “Menu iniciar”;

    Reprodução

  4. Navegue até a pasta criada usando os comandos que estão na imagem abaixo;

    Reprodução

  5. Execute estes código para instalar o TWRP: fastboot flash recovery recovery.img;

    Reprodução

  6. Reinicie o aparelho ao usar a opção “Reboot”, diretamente pelo celular.

Após ter feito o Flash do TWRP no aparelho, você pode inicia-lo pela opção “Recovery” ao ligar o aparelho com os botões “Power + Aumentar volume”.

Fazendo o backup do sistema atual

Antes de fazer qualquer alteração do sistema é sempre prudente ter um backup dele para poder reverter algo que foi malsucedido. Para isso, siga estes passos:

  1. Inicie o TWRP através da função “Recovery”, como foi mencionado acima;
  2. Selecione a opção “Backup” e prossiga. O processo pode levar alguns minutos.

    Reprodução

Instalando a Custom Rom

Depois de todos esses passos, agora é a vez de instalar o novo sistema no celular. A seguir, serão mostrados dois métodos de instalação das Custom Roms disponíveis para o Asus Zenfone 5. Veja o primeiro com o TWRP:

  1. Faça o download da Custom Rom e coloque o seu arquivo ZIP no cartão SD ou armazenamento interno. Neste exemplo, ela será obtida aqui;
  2. Com o celular desconectado da USB, ligue-o segurando os botões “Power + aumentar volume” e entre na opção “Recovery”;
  3.  Em Wipe, selecione as opções “Cache, System, Data e Dalwik Cache”. Ao fim do processo, clique em “Back”;

    Reprodução

  4. Agora, em “Install”, selecione o arquivo que você colocou no celular. Não se esqueça de marcar a opção “Reboot after flash”.

    Reprodução

Após estes passos, a Custom Rom já iniciará no aparelho, você notará que o Lineage OS, por padrão, não conta com os aplicativos do Google, como a Play Store. Para instalá-los, é necessário seguir estas etapas, parecidas com os passos anteriores:

  1. Através deste link, baixe o Open Gapps 7.1, que é a versão correta para o Zenfone 5;
  2. Copie o arquivo ZIP para o aparelho;
  3. Com o celular desconectado da USB, ligue-o segurando os botões “Power + aumentar volume” e entre na opção “Recovery”;
  4. O processo que foi feito para instalar a Custom Rom será repetido com o arquivo do Open Gapps.

Agora, o Zenfone 5 rodando o Lineage OS com o Android Nougat pronto para obter apps pela Play Store. Nos testes realizados com alguns aplicativos simples, a execução deles foi boa e não apresentou travamentos.

Mas fica um aviso: apesar da loja mostrar até mesmo títulos recentes como o Asphalt 9 sendo compatível com o aparelho, a performance em jogos ou apps pesados não será boa. Afinal, o aparelho continua tendo o mesmo hardware, que para os dias de hoje tem algumas limitações.

A instalação e o teste com o Android Oreo

Acima foi mostrado como instalar a Custom Rom com o TWRP. Além dele, outra forma muito comum de se instalá-las é através do fastboot, que foi mostrado acima como ele é instalado. Veja a seguir como fazer uma instalação com esta ferramenta:

  1. Baixe os arquivos que estão neste tópico do XDA-Developers;
  2. Abra o prompt de comando como administrador pelo iniciar;
  3. Execute os comandos que seguem na imagem abaixo para chegar até a pasta do Fastboot;

    Reprodução

  4. Agora, execute estes outros comandos para instalar a Custom ROM.

    Reprodução

Pronto, mais uma vez, basta repetir os passos mostrados anteriormente para a instalação do Open Gapps. Mas aqui, é necessário obter os arquivos para a versão desta Custom Rom, que é a 8.0.

Conclusão

Como dito anteriormente, os passos deste tutorial se aplicam ao caso do Zenfone 5, o aparelho de 2014, mas servem de exemplo como é realizar o processo. Antes de tentar realizar a instalação de uma Custom Rom no seu aparelho, leia bastante os tópicos que abordam as funcionalidades dela para saber o que esperar delas.

Reprodução

 

 

 

 

 

fonte: https://olhardigital.com.br/dicas_e_tutoriais/noticia/como-manter-seu-android-atualizado-mesmo-apos-o-abandono-da-fabricante/77654

Sobre Tiago R.S. Works T.I.

Tiago R.S. Works T.I.
Meu nome é Tiago Frutuoso e sou Sócio e Proprietário da R.S. Works – Soluções em T.I., que é uma empresa que está no ramo desde 2009. A R.S. Works T.I. tem certeza que a parceria entre o fornecedor e o cliente é a chave para o sucesso de qualquer projeto e é por isso que na oportunidade de oferecer seus serviços a R.S. Works T.I. foca nos itens necessários para o fortalecimento da parceria, tais como: Prazo, preço, qualidade, ética, transparência.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE