Home » Computador » Como (e por que) criar uma partição no seu HD ou SSD

Como (e por que) criar uma partição no seu HD ou SSD

Já aconteceu de seu computador pegar um vírus, ou a sua instalação do Windows dar algum problema, e você perder tudo que tinha no PC? Se já, você sabe como isso pode ser chato. Felizmente, porém, há uma maneira relativamente simples de evitar situações desse tipo.

Trata-se da criação de outra partição no seu HD ou SSD. Quando você faz isso, o seu computador passa a tratar o seu HD como se ele fosse dois HDs diferentes (um para cada partição). “Mas por que isso é melhor?”, você pergunta. Bem, há uma série de motivos, que vamos elencar abaixo.

1. Mais segurança aos seus arquivos

Quando você deixa seus arquivos (jogos, filmes, música, imagens, etc) na mesma partição do sistema operacional, eles ficam organizados por meio de um arquivo de índice daquela partição. Se algo acontecer a esse índice, seu computador não conseguirá mais achar os arquivos. Deixá-los numa partição separada do sistema operacional, porém, deixa-os associados a um índice separado. Assim, mesmo que o seu Windows vá pro buraco, seus arquivos continuarão intactos.

2. Melhor performance

Para ler os arquivos, o seu HD fica “procurando” por eles e, ao encontrá-los, abre-os. Quando o seu HD inteiro tem uma só partição, essa busca é muito mais demorada. Se você particioná-lo, no entanto, o HD já saberá pelo menos em qual partição o arquivo está, o que fará com que a busca seja mais rápida. Isso se traduz, para nós, num desempenho melhor e mais rapidez para abrir arquivos, pastas e programas.

3. Usar mais de um sistema operacional

Você já teve curiosidade de usar o Ubuntu ou alguma outra distribuição do Linux, mas não se sentiu corajoso o suficiente para trocar o Windows por ele? Pois saiba que não precisa. Se você criar uma partição no seu HD, pode instalar um sistema operacional diferente nela. Isso, aliás, é bem útil, já que se um dos sistemas tiver algum problema, você ainda consegue usar o computador com o outro.

4. Organização

Ter um espaço reservado no disco para determinados arquivos ajuda a deixar o seu PC mais organizado. Se você é daquelas pessoas que sempre que baixa um arquivo fica meia hora “caçando” para ver onde salvou-o, particionar seu HD pode ser um bom primeiro passo no sentido de deixar sua vida digital mais organizada.

 

Convencida? Então vamos aos procedimentos:

1. Faça backup dos seus arquivos. O processo não é arriscado, mas não custa tomar cuidado;

2. Na barra de tarefas do Windows, selecione o Explorador de Arquivos. É aquele programa cujo ícone é uma pasta;

Reprodução

3. No menu do lado esquerdo do Explorador de Arquivos, clique com o botão direito sobre “Este Computador” e selecione então “Gerenciar”;

Reprodução

4. A janela de gerenciamento do computador se abrirá. No menu à esquerda dela, selecione “Gerenciamento de disco”;

Reprodução

5. Na parte inferior, clique com o botão direito em alguma parte do disco que esteja com uma barra preta em cima (“Não alocado”). Selecione então a opção “Novo Volume Simples”;

Reprodução

6. Clique em “Avançar” uma vez na janela que se abrir e, em seguida, escolha o tamanho da sua nova partição. Lembre-se que o tamanho deverá ser determinado em MBs, e cada 10240 MB são 1 GB. Se você quiser usar todo o espaço disponível para a nova partição, deixe a opção padrão;

Reprodução

7. No menu seguinte, você poderá escolher uma letra que será atribuída à nova partição. O mais simples é deixar a opção padrão mesmo e clicar em “Avançar”;

Reprodução

8. O próximo menu permite escolher como o volume será formatado (qual sistema de arquivos, o tamanho da unidade de alocação, etc.). Novamente, se você não tiver muita certeza do que essas opções significam, deixe as opções padrões e clique em “Avançar”;

Reprodução

9. Chegamos ao menu final. Confira se todas as informações estão corretas e clique em “Concluir” para criar a nova partição.

Reprodução

 

 

 

 

fonte: https://olhardigital.uol.com.br/noticia/como-e-por-que-criar-uma-particao-no-seu-hd-ou-ssd/66657

Sobre R.S. Works T.I. Administrador

R.S. Works T.I. Administrador
A R.S. Works – Soluções em T.I. É empresa que está no ramo desde 2009. Estamos com uma área grande em Tecnologia. A R.S. Works T.I. tem certeza que a parceria entre o fornecedor e o cliente é a chave para o sucesso de qualquer projeto e é por isso que na oportunidade de oferecer seus serviços a R.S. Works T.I. foca nos itens necessários para o fortalecimento da parceria, tais como: Prazo, preço, qualidade, ética, transparência.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE