Home » Brasil » Amazon traz para o Brasil solução física de transferência de dados para nuvem

Amazon traz para o Brasil solução física de transferência de dados para nuvem

Acompanhando o crescimento do mercado de computação em nuvem no Brasil, a Amazon Web Services (AWS) traz para o Brasil o AWS Snowball, uma solução em hardware para transportar grandes volumes de dados on premises, de terabytes a petabytes, para a nuvem da AWS, e vice-versa. O transporte dos dados é feito com o Snowball, uma maleta com capacidade de 80 terabytes que é fornecida ao cliente para armazenar, com segurança, todos os dados e transportá-los a um dos data centers da AWS no país.

O uso do Snowball, segundo a empresa, ajuda a eliminar alguns dos maiores desafios ao transferir dados em grande escala como os altos custos com infraestrutura de rede, transferências demoradas e grandes backlogs de dados, além de questões relacionadas à segurança das informações.

Estima-se que, no método convencional, 100 terabytes de dados levariam até 100 dias para serem transferidos a 100 Mbps de upload, dedicados exclusivamente à transferência dos dados. Com a solução Snowball, é possível fazer o mesmo processo em cerca de uma semana desde o pedido, contando com as transferências dos dados a velocidades de 10 Gbps e o transporte de ida e volta do dispositivo entre o cliente e a AWS.

Um dos pilares de sucesso do Snowball em outros países é o cuidado com a segurança, tanto na construção da caixa, que apresenta embalagem inviolável e resistente a chuva e poeira, como na transferência dos dados. Os dispositivos utilizam um Trusted Platform Module (TPM) padrão do setor, com um processador dedicado para detectar qualquer modificação não autorizada no hardware, firmware ou software. Todos esses elementos são inspecionados pela AWS para certificar o transporte seguro das informações, além de rastrear todo o trajeto do dispositivo.

Outro ponto de segurança é a criptografia de 256 bits para todos os dados, que podem ser gerenciados utilizando o AWS Key Management Service (AWS KMS). As chaves nunca são enviadas ou armazenadas no dispositivo. Ainda é possível rastrear o status do trabalho de transferência por meio do Amazon SNS, de mensagens de texto ou diretamente pelo console de gerenciamento da AWS.

Snowball Edge

Outra novidade da solução é o Snowball Edge, com ferramentas de computação incorporadas ao dispositivo de armazenamento Snowball. Ele pode ser agrupado em clusters e utilizado para processar dados localmente, garantindo que as aplicações continuem sendo executadas com ferramentas da AWS, mesmo sem o acesso à nuvem.

Isso é feito com a utilização do AWS Lambda, para executar tarefas como análise de streams de dados e processamento de dados locais. Os dados são coletados, armazenados e processados usando o Snowball Edge, independentemente de qualquer outro recurso de armazenamento ou computação.

Esse recurso, entre outros, permite que o Snowball Edge economize e agilize a operação do cliente em diferentes aplicações, como no processamento de dados da IoT (Internet das Coisas) para executar análises em dados brutos e gerar resultados rápidos, que depois podem ser incorporados a uma análise de Big Data na nuvem. Outro exemplo de aplicação é na indústria de manufatura, conectando o dispositivo às máquinas inteligentes e executando diferentes atividades de segurança, produção e coleta de dados. Essas informações podem ser posteriormente analisadas na nuvem da AWS para relatórios detalhados de funcionamento e avaliações de melhoria de processos.

A chegada do Snowball também marca a entrada da AWS em soluções de armazenamento físico para o mercado brasileiro, além de ser o primeiro dispositivo do tipo disponível para empresas de todos os portes e indústrias. Tanto o Snowball quanto o Snowball Edge já estão disponíveis para clientes da AWS em todo o Brasil e devem chegar em diferentes capacidades de armazenamento conforme a demanda do mercado.

 

 

 

 

fonte: http://computerworld.com.br/amazon-traz-para-o-brasil-solucao-fisica-de-transferencia-de-dados-para-nuvem

Sobre R.S. Works T.I. Administrador

R.S. Works T.I. Administrador

A R.S. Works – Soluções em T.I. É empresa que está no ramo desde 2009. Estamos com uma área grande em Tecnologia. A R.S. Works T.I. tem certeza que a parceria entre o fornecedor e o cliente é a chave para o sucesso de qualquer projeto e é por isso que na oportunidade de oferecer seus serviços a R.S. Works T.I. foca nos itens necessários para o fortalecimento da parceria, tais como: Prazo, preço, qualidade, ética, transparência.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE