Home » Celular » 9 dicas do modo manual da câmera do seu celular para fazer fotos melhores

9 dicas do modo manual da câmera do seu celular para fazer fotos melhores

Câmeras de smartphone costumam ser decepcionantes. Por mais que essa máxima seja repetida já há alguns anos – e que tenha uma boa dose de verdade – o fato é que a tecnologia tem progredido bastante. Hoje, não é muito difícil encontrar dispositivos que conseguem fazer bons trabalhos em várias faixas de preço, especialmente se você souber tirar o máximo de proveito de todos os recursos oferecidos por eles.

O modo de captura automática de imagens traz a vantagem de permitir que as cenas que você deseja capturar possam ser eternizadas em fotografias de maneira muito rápida. No entanto, tirar fotos em níveis mais próximos do profissional usando os sensores do seu smartphone é algo muito mais fácil de fazer se você souber como utilizar todos os recursos oferecidos pela modalidade manual dos softwares de câmera dos celulares.

Por esse motivo, confira a seguir algumas dicas para aproveitar essa funcionalidade:

1 – Escolha o app de câmera mais completo

Os recursos que vêm ou não embarcados no software de câmera padrão do seu smartphone ficam totalmente a critério da fabricante do aparelho. Por esse motivo, pode ser uma boa ideia gastar algum tempo testando diferentes aplicativos feitos por terceiros para ver quais deles vão dar mais liberdade para você controlar as configurações do seu dispositivo. Clique aqui para coferir uma lista com algumas opções interessantes.

2 – Ative a grade para melhorar o enquadramento

É fácil cair na tentação de simplesmente centralizar o objeto principal na hora de tirar uma foto. No entanto, a chamada regra dos terços da fotografia garante que suas imagens ficarão mais ricas e chamativas se você alinhar o cenário e o item mais importante da cena nos “pontos áureos”, que ficam nas quatro áreas onde a linha das grades do celular se encontram na tela. Por isso, é uma boa ideia ativar a exibição esses traços nas configurações da câmera.

3 – Controle o foco

O foco automático é uma mão na roda na hora de fazer fotos rápidas, mas utilizar controles manuais para focar em pontos específicos pode ser o que faltava para dar um “tchã” nas suas fotografias. O modo macro permite tirar imagens bem de perto e manter o fundo desfocado, o que pode ser útil para ocultar cenários feios, enquanto a modalidade paisagem garante detalhes nítidos a longas distâncias.

Alguns aparelhos até têm uma barra deslizável para você poder ajudar certinho a distância que quer focar, enquanto outros oferecem fotos que podem ter o foco reajustado depois que a foto for capturada.

4 – Questão de velocidade

A configuração de velocidade do obturador (“shutter speed” ou SS, em inglês) é algo que afeta a quantidade de luz que é capturada na hora da foto. Aumentar a rapidez do click garante imagens mais precisas de objetos em movimento e evita que cenas muito claras fiquem estouradas, mas reduzi-la ajuda a diminuir os ruídos e pegar mais detalhes em ambientes escuros – nesse caso usar um tripé ou um apoio fixo é altamente recomendado.

5 – Ajuste a exposição

Mexendo nas configurações de valor de exposição (EV, na sigla em inglês), é possível controlar melhor quanta luz seu celular vai capturar em cada foto. Aumentar o EV faz as imagens ficarem mais claras, enquanto diminuir as escurece. Normalmente, o ideal é tirar várias fotos usando valores diferentes e só então escolher qual deles fica mais interessante.

6 – Os mistérios do ISO

O ISO nada mais é do que a sensibilidade da sua câmera à luz, o que afeta diretamente a presença ou ausência dos infames granulados em ambientes escuros e de cenas mais estouradas em lugares muito claros. Resumidamente, usar um valor maior de ISO permite fotografar com pouca luz, mas aumenta as chances de ruído na imagem, enquanto utilizar um menor aumenta a nitidez, mas reduz a clareza. O ideal é compensar a utilização do ISO mexendo na velocidade do obturador e em outras configurações. Clique aqui para conferir um tutorial completo sobre ISO.

7 – Aproveitando o HDR

A função HDR serve para compensar a luz e o contraste da imagem ao mesmo tempo que mexe nas cores das fotos. O uso ideal desse recurso é nas situações em que a imagem está contra a luz, o que permitirá que a câmera ajuste a fotografia para clarear os pontos mais escuros e escurecer um pouco os mais claros, trazendo o resultado mais para perto daquilo que os nossos olhos veem. Aqui também pode valer a penas tirar uma foto com HDR e outra sem para escolher a que sair melhor.

8 – Balanço de branco

Dependendo de qual é a fonte de luz do lugar onde você estiver, as cores dos objetos podem acabar um pouco afetadas. O White Balance (WB) permite que você selecione configurações diferentes para compensar a luz do sol, de dias nublados ou de lâmpadas fluorescentes e incandescentes. Isso ajuda na hora de garantir que as tonalidades das suas fotos vão ficar do jeito que você preferir.

9 – Flash: amigo ou inimigo?

Aplicando todas as dicas acima, é possível perceber que o flash é mais um recurso emergencial do que algo essencial para garantir imagens boas em lugares escuros Muitas vezes, usar o flash pode mais atrapalhar do que ajudar, tornando as cenas capturadas mais artificiais e até escurecendo lugares com luzes fortes, porém irregulares. Assim sendo, só use essa opção se realmente não tiver escolha ou tempo para fazer algo melhor ou se desejar “rebater” um pouco da luz do ambiente.

—–

E aí, curtiu as nossas dicas sobre o modo manual das câmeras dos smartphones? Tem alguma recomendação que acabamos deixando de fora? Deixe a sua contribuição nos comentários abaixo.

 

 

 

 

 

 

 

fonte: https://www.tecmundo.com.br/produto/118989-9-dicas-modo-manual-camera-do-celular-fazer-fotos-melhores.htm

Sobre R.S. Works T.I. Administrador

R.S. Works T.I. Administrador

A R.S. Works – Soluções em T.I. É empresa que está no ramo desde 2009. Estamos com uma área grande em Tecnologia. A R.S. Works T.I. tem certeza que a parceria entre o fornecedor e o cliente é a chave para o sucesso de qualquer projeto e é por isso que na oportunidade de oferecer seus serviços a R.S. Works T.I. foca nos itens necessários para o fortalecimento da parceria, tais como: Prazo, preço, qualidade, ética, transparência.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE