Home » Curiosidade » 7 dicas para cativar o público durante apresentações

7 dicas para cativar o público durante apresentações

O mundo dominado por dispositivos e excesso de informações é um enorme desafio para chamar a atenção do público durante apresentações. Em um contexto de negócios, por exemplo, a expectativa ao fazer a apresentação de uma ideia ou proposta é a de que resulte na assinatura de um contrato, da compra daquela ideia ou daquilo que tenha sido oferecido durante a apresentação.

A Prezi, plataforma para apresentações visuais, lista algumas dicas para conseguir maior envolvimento com o público e fazer com que ele guarde aquela experiência na memória. Confira:

1. Apresentar histórias, não só dados

Os dados são apenas ouvidos enquanto as histórias atingem o público. As histórias têm poder persuasivo, já foi demonstrado que as pessoas identificam e respondem mais a uma mensagem se um vínculo humano é estabelecido. Criar uma conexão emocional gera um impacto maior no público. Se, além disso, as histórias forem combinadas com estatísticas, a apresentação será mais atraente e confiável.

2. Utilizar conteúdo interativo

Esse conteúdo é mais efetivo e mais fácil de lembrar que o conteúdo estático. Com conteúdo interativo, quem está apresentando pode ficar mais atento aos aspectos que podem estar despertando mais interesse do público e manter mais tempo de sua atenção.

3. Ser memorável

As pessoas geralmente se lembram das coisas pelas suas relações espaciais. Portanto, se associarmos informações a uma imagem, nosso cérebro as reterá mais facilmente. A inclusão de imagens ajuda o público a visualizar os dados e a retê-los na memória. Apresentações que incluem imagens são 43% mais persuasivas.

4. Centrar o conteúdo em três aspectos

Metade das pessoas não consegue lembrar de um único ponto abordado em uma apresentação que assistiram dois dias atrás e 55% declaram que a informação não é relevante. O público extrai apenas três pontos ou aspectos-chave das apresentações. É importante, antes da apresentação, revisar cada slide para confirmar se em nele está contido pelo menos um desses pontos que deseja que o público se lembre. Naqueles slides que não cumprem com esse requisito é melhor eliminá-lo.

5. Não às apresentações sequenciais

A Universidade de Harvard realizou um estudo em que apresentações orais tradicionais foram comparadas com apresentações baseadas em ZUI (Zooming User Interface), pelo qual concluiu-se que as apresentações de ZUI eram mais organizadas (13%), atraentes (16%), persuasivas (22%) e eficazes (25%).

6. Falar com o público

É importante ter em conta que a apresentação deve ser como uma conversa, isto é, criar uma “apresentação de conversação” que seja interativa e participativa. A chave é perguntar ao público, antes de começar, quais aspectos tem maior interesse, levar em conta as respostas do público ao conduzir a apresentação e fazê-lo participar para que a apresentação seja mais eficaz.

7. Incluir infográficos

Eles são mais do que uma imagem, permitem apresentar os dados com mais eficácia do que somente o texto. Um infográfico nas redes sociais, por exemplo, obtém três vezes mais curtidas e compartilhamentos do que qualquer outro conteúdo. Os infográficos possibilitam compartilhar facilmente informações complexas em questão de segundos, o que é fundamental para chamar a atenção das pessoas durante uma apresentação.

 

 

 

 

 

fonte: http://computerworld.com.br/7-dicas-para-cativar-o-publico-durante-apresentacoes

Sobre R.S. Works T.I. Administrador

R.S. Works T.I. Administrador
A R.S. Works – Soluções em T.I. É empresa que está no ramo desde 2009. Estamos com uma área grande em Tecnologia. A R.S. Works T.I. tem certeza que a parceria entre o fornecedor e o cliente é a chave para o sucesso de qualquer projeto e é por isso que na oportunidade de oferecer seus serviços a R.S. Works T.I. foca nos itens necessários para o fortalecimento da parceria, tais como: Prazo, preço, qualidade, ética, transparência.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE